R$ 14 MIL
para projetos de curtas documentais de estudantes cotistas de universidades públicas e bolsistas do ProUni de universidades privadas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
+ PROGRAMA DE FORMAÇÃO E MENTORIAS
Em 2004, a Matizar trouxe para as telas a vida e o sonho de três jovens rappers da Zona Norte do Rio, no premiado documentário “Fala Tu”, de Guilherme Coelho. Vinte anos depois, queremos novamente as juventudes em foco. Agora, é hora de mostrar as histórias que elas querem contar.
Programa de Formação
Allan Ribeiro
Mentoria
Formado em Cinema na UFF (2006). Realizou quatro longas: Esse amor que nos consome (2012), Mais do que eu possa me reconhecer (2015) e O dia da posse (2021) e Mais um dia, Zona Norte (2023), que receberam prêmios em vários festivais como Brasília, Olhar de Cinema e Tiradentes. Se destacam ainda os curtas O brilho dos meus olhos (2006), Ensaio de Cinema (2009), O Clube (2014); Eu fui assistente do Eduardo Coutinho (2023) e a série Noturnas (2016) com 46 episódios mini-documentais.
Milena Manfredini
Mentoria
Cineasta, antropóloga, artista visual e curadora da Baixada Fluminense, RJ. Graduada em Antropologia (PUC-Rio) e Cinema (Darcy Ribeiro), com mestrado em Cultura e Territorialidades (UFF). Dirigiu e roteirizou diversos filmes premiados, incluindo Chic Show (2023) e Stella do Patrocínio e a gênese da poesia (2024). Idealizadora da Mostra de Cinema Narrativas Negras, atua como curadora, pesquisadora, professora e consultora audiovisual.
Mariana Baltar
Aula especial de Conceito de Documentário
Doutora em Comunicação pela UFF, é professora da graduação e do PPGCine (UFF) e coordenadora do Nex: Núcleo de Estudos do Excesso nas Narrativas Audiovisuais. Publicou o livro Realidade Lacrimosa (2019) e artigos em revistas como Aniki (2023) e Matrizes (2019). Em 2021, foi contemplada pelo edital "Cientista do Nosso Estado" (Faperj). Consultora do Núcleo Criativo Reinvenções do Cinema de Gênero (2016), é presidente da Socine desde 2023.
Livia Goulart
Aula especial de Montagem
Editora audiovisual desde 2010, assinou a montagem de projetos para TV e Cinema, como Falas Negras (TV Globo), O Enigma da Energia Escura (GNT) com Emicida, O Som do Rio (YouTube) com Maria Gadú, Segura essa Pose (Globoplay) e Funk Favela. Foi jurada no Festival É Tudo Verdade e no BIS. Elaborou as oficinas do Laboratório de Montagem nas duas edições do projeto Coalizões Audiovisuais, e é associada da APAN - Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro e da edt. - Associação de Profissionais de Edição Audiovisual.