• Postado por Guilherme 15 Jul

Novo Filme do Kiarostami [JOGO DE CENA, Post Script?]

da Folha SP nesta terça ou quarta:

VENEZIANAS

EXPERIÊNCIA 1
O iraniano Abbas Kiarostami levou a Veneza sua última obra, “Shirin”, um curioso estudo sobre a reação do público nos cinemas. Ele filmou o rosto de 114 atrizes assistindo a um filme e montou 92 minutos com as reações captadas.

EXPERIÊNCIA 2
Enquanto se vê os rostos das atrizes, ouvimos o filme a que elas supostamente assistem: um drama de amor escrito a partir de um antigo poema persa. E dá-lhe choradeira, sorrisos e torcida pelo final feliz.

EXPERIÊNCIA 3
“Supostamente assistem” porque, na verdade, elas não assistiram a nada. Kiarostami colocou uma tela negra com três pontos brancos e pediu para que cada uma olhasse para os pontos alternadamente enquanto pensava em momentos emocionantes de sua vida. Cinco minutos cada.

EXPERIÊNCIA 4
Depois, o diretor escreveu a história e encaixou as imagens de acordo com as reações filmadas. “Não sabíamos que história seria no momento da filmagem. As mulheres estão tendo emoções pessoais e não reagindo ao que vêem”, disse ele.

EXPERIÊNCIA 5
As mulheres: 113 iranianas e Juliette Binoche. “Ela estava de ferias em Teerã. Contei o que estávamos filmando e ela concordou em fazer.” Binoche aparece de véu ao redor do rosto. “É meu filme mais cinematográfico”, finalizou, com seus inseparáveis óculos escuros.

Postado por

Guilherme

Data

15/Jul/2015